top of page

Outubro é mês de conscientização e autocuidado da mulher

  • Foto do escritor: SINTECT-PE
    SINTECT-PE
  • 7 de out. de 2024
  • 1 min de leitura



Outubro é o mês especial dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o sindicato reforça a relevância do cuidado com a saúde da mulher, essencial para o bem-estar de toda a sociedade, salientando que a campanha visa alertar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.


Sintomas


Sinais e sintomas do câncer de mama incluem nódulos ou massas palpáveis nas mamas ou axilas; mudança na pele como vermelhidão ou pele áspera, secreção anormal dos mamilos e diferença no tamanho ou volume das mamas. Urgente que as mulheres estejam atentas aos sinais para procurar assistência médica imediatamente.


A mamografia é uma das principais medidas de saúde pública para a detecção do câncer de mama, este exame é direcionado às mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, mesmo que não haja sintomas da doença.


Já o tratamento desse câncer varia conforme as características do tumor, podendo necessitar de cirurgia com a remoção do tumor, nódulo ou mama, radioterapia como forma de eliminação das células cancerígenas, além da quimioterapia; em casos onde o câncer é sensível a hormônios deve ser a utilizada terapia hormonal.


Significado do laço rosa


Grande símbolo da campanha, o laço rosa teve origem na primeira “Corrida pela Cura”, realizada em 1990 pela organização estadunidense Fundação Susan G. Komen for The Cure. Na ocasião, a instituição distribuiu o item aos participantes, que acabou tornando-se popular, nos anos seguintes, para a divulgação de outras ações em combate e prevenção desse tipo de câncer. 

Comments


marca-correios-branca.png

Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco CNPJ 09.056.789/0001-77

 

SEDE RECIFE - Rua Dom Vital, 73, Santo Amaro, Recife -PE CEP: 50.100-100

SUBSEDE AGRESTE - Rua Alberto Guilherme Sobrinho, 22, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE CEP 55004-151

SUBSEDE SERTÃO - Rua João Alfredo, 2017, Centro, Petrolina-PE CEP: 56306-080

fentect.png
csp-conlutas.png
  • facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
bottom of page