Unidade em defesa dos direitos da categoria ecetista
- SINTECT-PE

- há 54 minutos
- 1 min de leitura

A semana começou com uma agenda muito importante para a campanha salarial dos trabalhadores dos Correios, uma reunião que trouxe à mesa as direções e representações das duas federações nacionais dos ecetistas, a Fentect e a Findect. Em pauta, construção e fortalecimento de uma campanha salarial unificada, sendo que o primeiro desafio já está dado: nesta semana ocorre mais uma reunião com o presidente da empresa, Emmanoel Rondon.
Na mesa desta reunião com o presidente, as representações dos trabalhadores dos Correios buscam avanços nas negociações das pautas da categoria, para o texto do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026. O encontro entre as federações também serviu para costurar uma agenda comum de ações, para pressionar esse avanço nas negociações do ACT.
Calendário nacional de lutas
A iniciativa da unidade remete à necessidade de uma mobilização necessária pela unidade dos ecetistas. No imediato horizonte desse desafio está a defesa de um Correio público e eficiente, o que requer da União um aporte financeiro emergencial, que garanta a viabilidade orçamentária e reequilíbrio estratégico da empresa.
Tal demanda é fundamental para espantar riscos de propostas privatistas e desmonte dos Correios, tal como prevista na PL 7488/2017, que defende o desmonte do serviço postal do país.
As representações sindicais dos ecetistas não descartam a necessidade de se ter uma oportunidade de diálogo direto com o presidente Lula, fiador político desde as eleições, defensor dos Correios. E está na expectativa da construção deste calendário, a busca por essa agenda direta, por uma resolução tanto para a empresa quanto para o ACT, junto à nova gestão à frente da ECT.




Comentários