Trabalhadores ecetistas em Pernambuco aprovam assinatura de acordo mediado pelo TST
- SINTECT-PE

- há 2 dias
- 1 min de leitura

A assembleia ocorrida no dia 23 de dezembro acumulou a troca de informações quanto à disposição da empresa de até onde é possível atender os pleitos dos trabalhadores e o entendimento da categoria ecetista sobre as limitações da mesa de negociações. Assembleia se deu na sede e subsedes Recife, Caruaru e Petrolina, onde a categoria deliberou pela aprovação por ampla maioria.
A formalização ocorreu após audiências realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro, no âmbito do CEJUSC do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. Um acúmulo fruto da pressão que os sindicatos fizeram durante todo o processo da campanha salarial e que ainda fazem, entendendo que, diferente da deliberação local, há bases dos trabalhadores dos Correios que ainda seguem em greve.
Entre os pontos do acordo mediado pelo TST, podem ser destacadas:
- A renovação de 79 cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho, preservando a ampla maioria dos direitos históricos da categoria.
- O reajuste salarial de 5,13% tem vigência a partir de janeiro de 2026. O pagamento será realizado a partir de abril de 2026, incluindo o retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março.
- A reposição integral da inflação, com aplicação de 100% do INPC no período de agosto de 2025 a julho de 2026, a ser incorporada aos salários a partir de 1º de agosto de 2026.
Sobre o plano de saúde, tema de grande relevância para os trabalhadores, acordou-se que a Empresa de Correios e Telégrafos seguirá sendo a mantenedora, conforme as regras atuais.




Comentários