Todos e todas às assembleias dia 2 de dezembro!
- SINTECT-PE

- há 5 minutos
- 1 min de leitura

É hora da força-tarefa de toda categoria em defesa dos Correios, pela reedição do ACT. A data está sendo chamada pelas duas federações, Fentect e Findect, envolvendo os sindicatos ecetistas para avaliar a situação atual da empresa, em espera da liberação do aporte financeiro da União para o reequilíbrio dos Correios.
Apesar de haver uma proposta de realização de paralisação para o dia 2, não há consenso entre os sindicatos da categoria, o que inviabiliza essa iniciativa. No entanto, estabeleceu-se um limite: caso a empresa falte o pagamento de salários e benefícios, fica aberto o precedente, pela empresa, para o estabelecimento de paralisações e greve nacional dos trabalhadores.
As federações cobram o reestabelecimento da mesa de negociações, porém, cientes de que não é do interesse da administração a reedição do Acordo Coletivo, por conta de benefícios que envolvem cláusulas como o Vale Peru, os 70% de férias e as gratificações previstas no ACT passado. A empresa espera, em caráter de urgência, o repasse do empréstimo do governo federal, inclusive para retomar atividades da operação que estão paradas devido ao contingenciamento orçamentário.
Situação que tem mobilizado os sindicatos pela programação de ações públicas nacionais de visibilidade, principalmente em Brasília e São Paulo. É do interesse de todos que defendem a empresa pública que esse empréstimo ocorra para garantir a viabilidade financeira e, por consequência, a assinatura do ACT, do contrário, o horizonte é de insolvência e desmontes.




Comentários