O poder da consciência negra na pauta antirracista
- SINTECT-PE

- há 2 horas
- 2 min de leitura

O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, é feriado em todo o território nacional desde 2023. A mudança tornou-se um marco no calendário do movimento negro brasileiro.
Organizações ligadas à questão racial convergem nesta data para manifestar e refletir sobre formas de luta por uma sociedade diversa e antirracista. Ter consciência negra significa compreender que não se trata de passar da posição de explorado a explorador e sim lutar, com os demais oprimidos, para fundar outro modelo de sociedade onde todos tenham na prática, iguais direitos e iguais deveres.
Zumbi, presente!
O líder quilombola Zumbi dos Palmares ganha relevância nesta data pelos registros que o apontam como homem livre, nascido em meados do século XVII, que foi capturado e escravizado. Liderou o Quilombo dos Palmares, sendo o maior do período colonial: calcula-se que chegou a abrigar, de uma vez, mais de 30 mil pessoas negras e indígenas, funcionando como uma espécie de Estado independente dentro do Brasil colônia.
Letramento Racial e os Correios
Ações de letramento racial compreendem analisar e interpretar criticamente questões relacionadas à raça, trazendo esse legado histórico, por meio da leitura, escrita, dentro do contexto social, histórico e cultural das questões raciais na atualidade. Exemplo disso foi a ação dos Correios no ano passado, no lançamento de um selo de grande significado para aqueles que valorizam a afirmação da identidade negra, a história de lutas e o protagonismo do movimento negro.
Um selo comemorativo em homenagem a ícones da resistência afro-brasileira é uma medida que pode e deve ser tomada com outras iniciativas, visando quebrar o ciclo racista da invisibilidade e subalternidade racial. No entanto, para uma instituição como a Empresa de Correios e Telégrafos, enraizada por todo o território nacional, urge mais. Postos de liderança e políticas de capacitação na carreira ecetista devem espelhar a pauta do letramento racial.
A direção do Sintect PE saúda o Dia da Consciência Negra, realçando a importância de localizar o sindicato como aliado da luta antirracista!




Comentários