top of page

Assembleia decide: trabalhadores dos Correios estão em greve!


35 sindicatos da base da categoria já aderiram ao movimento

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite desta terça-feira, 10 de setembro, em frente à sede dos Correios, na capital pernambucana, trabalhadores e trabalhadoras ecetistas aprovaram a adesão à greve nacional por tempo indeterminado a partir das 22h de hoje. As assembleias também foram realizadas nas subsedes Agreste (Caruaru) e Sertão (Petrolina) do SINTECT-PE. Até o fechamento desta matéria, 35 sindicatos já haviam aderido ao movimento.


Tal decisão foi tomada após mais de 2 meses de enrolação por parte do presidente da empresa, General Floriano Peixoto, e do governo Bolsonaro que este representa. Além da Campanha Salarial 2019/2020 e das cláusulas sociais da categoria, também é pauta da greve a luta contra a decisão do governo Bolsonaro de privatizar os Correios.


Na contramão das reivindicações, a Empresa apresentou como proposta a retirada de inúmeros itens do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que levará a uma redução salarial em torno de 20% a 40%. Entre os ataques, tem a redução de 26 para 23 tickets e de 30 para 27 tickets; não pagamento dos tickets nas férias; não pagamento do Vale Peru; exclusão do Vale Cultura; redução do adicional noturno de 60% para 20%; redução da gratificação de férias de 70% para 33%, conforme CLT; redução de 200% para 100% no trabalho em dia de repouso; reajuste salarial de 0,80% sobre o salário base.


O Comando de Greve reune-se na sede do SINTECT-PE, nesta quarta-feira, 11 de setembro, a partir das 14h. Ainda na quarta-feira, também foi convocada uma ASSEMBLEIA DE AVALIAÇÃO DA GREVE, às 16h, ao lado do edifício sede, na Avenida Guararapes.


Veja vídeo da assembleia:



bottom of page