Tensão aumenta. Greve nos Correios indicada para o dia 16!
- SINTECT-PE

- há 3 horas
- 1 min de leitura

Trabalhadores dos Correios, em todo o Brasil, realizaram assembleias na noite de ontem e a expectativa era de que até a realização das assembleias a direção da empresa manifestasse algum avanço nas negociações do ACT 2025/2026. Pelo menos, a reedição do atual Acordo Coletivo, mas nem isso. Consequência: ecetistas aprovaram indicativo de greve para o dia 16 de dezembro.
A categoria cansou de esperar, desde setembro a mesa está instalada. De lá até agora, saiu presidente, entrou novo presidente, se expôs à ferida aberta da empresa com um déficit orçamentário de R$ 6 bilhões e a mídia, aliada ao mercado, iniciou uma ofensiva contra a empresa, clamando por privatização. Muita coisa para digerir, no meio de péssimas condições de trabalho, o que traz aflição e insegurança para os trabalhadores ecetistas.
Muita organização e unidade se requer para quem está na ponta de lança da estatal de serviços postais do Brasil e essa unidade tem de ser refletida em luta. A defesa dos Correios hoje passa necessariamente pela escuta dos trabalhadores, pela construção de uma proposta de reestruturação dialogada e costurada com a categoria, feita com todas e todos interessados em sanar esse déficit e resgatar a empresa forte, de caráter público, do Estado brasileiro.
A nova rodada de negociações se dará a partir do dia 9 de dezembro e o que se espera é ao menos essa abertura de escuta, entendimento e disposição por uma reestruturação que espelhe uma síntese das opiniões.
Em Pernambuco, tendo à frente o Sintect-PE, a categoria aprovou a continuidade do Estado de Greve, com deflagração da greve a partir do dia 16.




Comentários