top of page

CDD Casa Amarela é interditado por tempo indeterminado devido a casos confirmados de Covid-19


Mais uma vez trabalhadores dos Correios e a população, que depende dos seus serviços, são prejudicados por causa do descaso da Empresa durante a pandemia de COVID-19. Desta vez foi o CDD Casa Amarela que foi interditado por conta de 3 casos confirmados de obreiros infectados com o novo coronavírus. A Assessoria Jurídica do SINTECT-PE ajuizou uma ação e a justiça concedeu uma liminar para interdição do centro de distribuições. Os 60 funcionários da unidade foram afastados para realização dos exames e o local só deve voltar a funcionar quando houver a higienização completa.


Descumprimento das medidas de segurança: O descaso dos Correios desde o início da pandemia


No dia 23 de março ingressamos com ação judicial contra os Correios, a fim de solicitarmos via judicial que a empresa fornecesse aos trabalhadores/as, que não estejam no Isolamento Social, os EPIs necessários para proteção de todos em vista da transmissão e proliferação da pandemia do COVID 19. A 22ª Vara do Trabalho do Recife concedeu a tutela obrigando a ECT a fornecer os EPIs, porém, no dia 31 de março, os Correios ingressou com contestação usando mais uma vez da mentira e alegando que já havia cumprido todos estes itens. Diante disso, tivemos que solicitar aos obreiros que denunciassem os casos de negligência nas unidades.


Ainda em março, os carteiros do CDD Caruaru, em assembleia setorial, deliberaram por só sair para fazer entregas quando a ECT disponibilizasse os materiais de higiene. Os CDDs da Boa Vista e Boa Viagem foram interditados por conta do descumprimento das medidas necessárias pela ECT. Em junho, no CDD Olinda (onde também funciona provisoriamente o CDD Janga),, a Justiça acolheu tutela de urgência para suspensão das atividades do Centro por conta de um caso confirmado de coronavírus, determinando também a desinfecção do ambiente de trabalho e a realização de exames. Também recebemos denúncias de agências do interior que não tinham nem água para lavar as mãos. A empresa chegava a fornecer apenas 2 máscaras, em outros setores apenas uma e o álcool em gel de procedência duvidosa.


Desde o começo da pandemia o sindicato cobra dos Correios todos os equipamentos de segurança necessários para evitar a contaminação dos trabalhadores. Infelizmente a direção da Empresa, assim como a Superintendência Estadual, não se importam com a nossa saúde. O carteiro não é o culpado pelos problemas que ocorrem com os serviços dos Correios, a culpa é da negligência da ECT”, informou Roberto Alexandre, Secretário de Imprensa e Divulgação do sindicato.

bottom of page