Todo mês de setembro o Brasil vivencia pautas importantes para o cuidado pessoal. Dia 10 de setembro é o dia da prevenção do suicídio. Mas essa atenção também deve ser remetida as práticas de automutilação, quando a pessoa tenta amenizar o sofrimento psicológico por meio de ferimentos físicos e que, com o tempo, podem levar à tentativa de suicídio.
Desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), instituições do país realizam essa campanha conscientizando a sociedade, fomentando informações relacionadas à prevenção. E nesse viés, é necessário que cada um e cada uma possa exercitar a boa prática da empatia; quem vivencia o sofrimento psicológico deve ser acolhido, pela família, amigas e amigos, companheiras e companheiros.
Vale ficar atento ao isolamento, mudanças marcantes de hábitos, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, além de frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”. Atitudes que servem de sinal, tanto para quem vive tal situação, quanto para quem convive com alguém sujeito a isso.
Ei, você não está sozinho! Todas e todos queremos que você saiba disso! No limite, liga para o telefone 188, do CVV (Centro de Valorização da Vida) que é gratuito e se preferir, a conversa pode ser pelo chat virtual com todo serviço funcionando 24 horas.
Comments