Companheiros e companheiras,
No dia de hoje (13), tivemos o segundo dia da rodada de negociação coletiva 2017/2018. Infelizmente, mais uma vez, a ECT/GOVERNO não levou a sério esse processo e durante todo o dia não apresentou qualquer proposta aos representantes dos trabalhadores presentes à mesa, em Brasília
A rodada se resumiu ao fechamento da ata de primeira tentativa, na última terça (12), onde tínhamos um impasse com relação ao calendário e condução dos trabalhos, com a tentativa da empresa de condicionar o inicio das negociações à não deflagração de greves, quaisquer que fosse. Isso não foi aceito pelo comando!
Mesmo assim, ocorreu o fechamento da ata com esse impasse e as duas propostas de calendários apresentada na última terça. Ainda tivemos uma reunião com a FINDECT, na perspectiva de fechar uma data única de greve, mas também não houve acordo.
Por fim, veio a surpresa no período da tarde com a ECT desfazendo o que propôs no primeiro dia de negociações com relação ao calendário, justificando que esteve reunida com o Ministério do Planejamento. Talvez não tivesse como sair com uma proposta final até o dia 18 e propôs prorrogar as negociações ate o dia 21, nos seguintes moldes: reunião até quinta (14), e continuar na próxima semana, até o dia 21, sem as questões econômicas e benefícios, ficando os seguintes pontos:
Questões sociais
Disposições gerais
Condições de trabalho
Na dinâmica de começar pelas cláusulas que a ECT tem interesse em alterar. Nós temos que manter a mobilização, nas reuniões setoriais e esperar que até o dia 18, a empresa apresente a proposta para levarmos a assembleia do dia 19. E se não vier uma proposta que contemple a categoria, é GREVE!!!!!!!
Eliomar Macaxeira Membro do CNMN por PE Diretor de imprensa do SINTECT-PE
Comments