Coabitantes com grupo de risco e quem tem filhos em idade escolar terão trabalho remoto suspenso


Foto: Reprodução/Internet

Obreiros deverão retornar às atividades presenciais já no dia 01 de junho


Enquanto muitos trabalhadores dos Correios estão morrendo em decorrência da COVID-19 e outros sendo infectados, o presidente da Empresa, Floriano Peixoto, manda convocar os obreiros que estavam na coabitação com os grupos de risco para retornar ao trabalho. Além disso, temos um grande ataque às mulheres que possuem filhos em idade escolar e que são a única possibilidade de guarda do menor. E segundo o Floriano, também deverão retornar às atividades presenciais. Se as creches e escolas ainda não estão funcionando, com quem estas mães irão deixar seus filhos? Tudo isto acontece num momento em que o Brasil já é o segundo país no mundo com mais casos de covid-19. E o mais triste é saber que vários gestores ficaram muito satisfeitos com esta decisão. Será que todos os citados anteriormente - Bolsonaro, Floriano e gestores - não sabem que estamos passando por uma pandemia e vão continuar insistindo nesta atitude irresponsável e cruel? Para eles, lucro é mais importante que vidas.


Como relembra a FENTECT em sua nota, desde o início da pandemia eles tentaram sem sucesso, graças às diversas liminares de Sindicatos e da Federação, descontar parte da remuneração dos trabalhadores que se encontram em trabalho remoto e acabaram por prejudicar esta parcela da categoria com retirada de adicionais, gratificações e outras rubricas. Além disso, os Correios insistem em tentar de todas as maneiras assediar aqueles que estão afastados na condição de coabitantes com grupo de risco para voltarem ao trabalho submetendo seus familiares ao risco de morte, deixando também os filhos em idade escolar sem a guarda de uma pessoa de maior, caracterizando abandono de incapaz ou menor, ou seja, sem olhar a real condição de cada caso.


Agora, com mais um ataque à categoria, “o general e seus asseclas colocam em curso um novo ataque ratificando sua necropolítica, revogando o trabalho remoto para os coabitantes, expondo não só a vida dos trabalhadores, mas também a dos familiares que estão em situação frágil diante do agravamento de contaminação que vem se expandindo por todo o Brasil”.


Segundo o Ofício Circular Nº 14798061/2020 disponibilizado no SEI nesta quarta-feira, 27 de maio, fica suspensa a realização de trabalho remoto para os empregados que se encontram nas situações de coabitação com gestantes, lactantes e com grupo de risco e que possuam filhos em idade escolar, devendo retornar ao trabalho presencial a partir do dia 1º de junho de 2020. A FENTECT informou que já encaminhou o documento para a assessoria jurídica, assim como SINTECT-PE, e juntos continuaremos a tomar todas as medidas cabíveis para barrar mais este ataque.


Além das condições precárias de trabalho já existentes, temos agora unidades sem desinfecção, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e descaso com a vida dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios. Nós também estamos atuando na linha de frente em meio à pandemia, pois somos um serviço essencial, trabalhando para que as correspondências da população cheguem até as suas casas. Exigimos respeito com nossas vidas e segurança para nossa saúde, dos nossos familiares e da sociedade.


É, infelizmente enquanto os ditos "administradores dos Correios" exercem seus podres poderes, nós continuamos na luta, porque para nós: TODA VIDA IMPORTA! Se estão incomodados pelo fato de o SINTECT-PE ser um dos Sindicatos que lutam incansavelmente pelos direitos dos seus Associados e da Classe Trabalhadora, principalmente nesse momento de PANDEMIA, só temos a dizer que vamos incomodar ainda mais.


#TODA VIDA IMPORTA!

marca-correios-branca.png

Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco CNPJ 09.056.789/0001-77

 

SEDE RECIFE - Rua Dom Vital, 73, Santo Amaro, Recife -PE CEP: 50.100-100

SUBSEDE AGRESTE - Rua Alberto Guilherme Sobrinho, 22, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE CEP 55004-151

SUBSEDE SERTÃO - Rua João Alfredo, 2017, Centro, Petrolina-PE CEP: 56306-080

fentect.png
csp-conlutas.png
  • facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone